quarta-feira, 9 de março de 2011

Painting


"Dreams of a life in earth"

Ultimamente os fotógrafos de natureza têm tentado retratar os seus motivos através de técnicas mais abstractas, como o "Painting", em português pintar.  Na minha visão considero como mais uma ferramenta no processo criativo, que me dá muito gosto utilizar.

Vou tentar explicar o que se pretende, já que fotografar é "pintar" com luz e o quadro onde "pintamos" é o sensor que está dentro da máquina. Se eu mexer a máquina este capta a luz durante esse movimento.
O Zoom de Void é  uma técnica mais abordada na generalidade, o "Painting" é similar, no tempo de exposição. Ou seja, precisamos de uma exposição entre 0,3 seg. e 2,0 seg., (conforme o efeito que se pretende), só que em vez de rodarmos o anel de zoom, simplesmente movemos a máquina.  Há quem o faça no tripé, à quem o faça à mão. Este tipo de arrasto é possível em todas as direcções. De cima para baixo, de baixo para cima, da esquerda para a direita e da direita para esquerda é um território infinito.

Com resultados de uma beleza extrema, bastante comparáveis à pintura impressionista. 

Na foto Myst misturei "Painting" com "Zooming".

Esta foto foi concebida com uma só exposição. Com um movimento de cima para baixo muito lentamente, este movimento foi escolhido devido à direcção do motivo. Ao mesmo tempo suaviza a imagem e dá um ar  surreal à cena.

Dados técnicos: 100mm, 1,6 seg. @ f/16 iso200

Marco Santos Marques
Lightscapes in Blog

Sem comentários:

Enviar um comentário