terça-feira, 8 de junho de 2010

Porto Covo - Praia da Samouqueira

A Praia da Samouqueira, é uma das praias de mais fácil acesso do Parque Natural Sudoeste Alentejano. Situada perto da Vila de Porto Covo e é uma das praias mais fotogénicas do Parque, um paraíso para fotógrafos de Natureza. Com uma entrada a norte e outra a sul. A norte ladeada por uma cascata que no inverno chega a alcançar um caudal enorme a de sul fica inacessível quando maré está cheia. Gosto de a visitar de vez em quando e quanto mais a visito mais tenho a sensação que os "spots" são infindáveis, encontro enquadramentos poderosos em todo lado. Como acontece em locais que conhecemos bem.


"Window of light"
Janela de luz, uma abertura dentro da tempestade que acabara de chegar.

Apesar de ter como ideia que quanto mais natural for a luz melhor, mas tento manter uma abertura de espírito no modo de abordar cada foto. Uma delas “Artificial approach”, como o nome indica uma abordagem artificial, é um desses exemplos. Mas primeiro gostaria de partilhar as fotos que levaram à concepção dessa foto. Experimentei o mesmo enquadramento com vários tipos de luz;




· céu limpo com o topo da rocha iluminado pelo sol e o resto da rocha à sombra
· céu coberto com nuvens, motivo  quase sem sombras
· céu pouco nublado, sombras suaves

Nenhuma delas me pareceu dinâmica e poderosa, como o “Artificial approach”.


“Artificial approach”

“Artificial approach” surgiu com a ideia de criar uma foto, que mistura-se a luz natural e a pintura artificial com flash. Escolhi o vermelho para fazer contraste de cor com o azul do céu. O flash branco sem cor equilíbra. Este é o resultado final de duas exposições a primeira para o céu 30sec. f/13 iso200 a segunda para toda a rocha 126sec. f/13 iso200.


Marco Santos Marques
Lightscapes in Blog

1 comentário: