segunda-feira, 14 de junho de 2010

Photoshop; amigo ou batoteiro????

Vou falar acerca da utilização do Photoshop no trabalho fotográfico. Assunto que por desconhecimento leva a más interpretações tornando muito difícil passar a mensagem contida na foto, deixando de lado o espírito que cada foto emana, de cada local e de cada um de nós.
 "Void"

Sou muitas vezes interpelado sobre o resultado final de determinada foto, com este tipo de frase. "Que foto bonita!!!...mas tu só consegues fazer isto porque utilizas o Photoshop!!!" Como quem pensa: "és um batoteiro assim também eu!"  Pergunto: Existe uma tabela ou uma regra? Com diferentes níveis de utilizaçao?… Ou "fotografia" que é fotografia, não o deveria permitir a utilização do Photoshop? Penso que tal ideia é no mínimo... aprisionada!!
"Vanished"

Sempre foi intuitivo no homem a busca de conhecimento, de fazer mais e melhor, mais alto, mais além e na fotografia não é diferente. Desde cientistas, dentistas, biólogos, família, viagens, etc., a fotografia é a adaptável a qualquer vertente das nossas vidas esse facto é mais evidente nas ultimas décadas.
Vivemos numa época em que cada pessoa tem uma máquina que cabe no bolso de uma camisa, portanto cada um é fotografo, cada um tem uma opinião...
A minha opinião é que o Photoshop é um meio de expressão artística que tem credibilidade como qualquer outro meio, quer para quem crie de raiz, para quem processe fotografias ou para outra finalidade qualquer. Como se um pintor fosse obrigado a pintar sempre com o mesmo pincel, como se colocássemos em causa o processo do pintor quando vemos o quadro finalizado. Numa fotografia existem quase sempre duas pessoas, que a tirou e quem a vê. Quem a vê ou gosta ou não gosta, não deverá filtrar a sua opinião pelo processo que levou até ela.

"Long time submission"

Há cem anos demorávamos um minuto a tirar uma foto de família, um retrato, hoje é possível tirar uma fotografia no crepúsculo a um/a motociclista a 200KMH, completamente parado ou congelado. O ISO das máquinas cada vez emitirá menos ruído a níveis mais elevados de utilização, fotos nocturnas que parecem de dia. Tudo vai no sentido de se conseguir melhores resultados. Não me parece que a utilização do Photoshop desvirtue o resultado final de uma fotografia, vejo sim como uma ferramenta poderosa, refinador das capacidades existentes num ficheiro retirado pela máquina. Desde a investigação que antecede a foto, o clique na máquina, a impressão ou apresentação na Web tudo tem o seu “know-how”, quanto mais refinado e controlado for esse processo melhores serão os resultados finais, tanto na Impressão com na Web. Todo este processo, denominado "workflow", está em evolução constante mediante novas aprendizagens. Já em 1930 alguns dos resultados obtidos eram através de técnicas complicadas de "sala escura". Adulterações, batota?!?!? Claro que não!! É necessário ter uma visualização do que se quer. Através destas técnicas dominavam as tonalidades como alteravam a exposição em determinado local da foto. Naquela altura tomara muitos terem o Photoshop. Presentemente as técnicas mais sofisticadas permitem um controlo livre de químicos nocivos à saúde, com facilidade de estarmos sentados em frente ao computador.

Cada pessoa tem um grau compromisso e exigência com o seu trabalho. Eu, gosto de apresentar o melhor resultado, que sei, com todas ferramentas disponíveis para todos, o sol, a lua, conhecer mapas, conhecer a marés, caminhadas sem fim com mala de X quilos às costas, estar no sítio certo à hora certa, Lightroom, Photoshop, etc... e muitos outros assuntos. Não só a fotografia de paisagem, muitos outros tipos de fotografia são por si só, o reunir de conhecimentos das mais diversas áreas, quanto mais conhecermos o motivo, mais probabilidades teremos quando a oportunidade surgir estar lá conseguir fotografar fazendo talvez a foto da tua vida.













"Triptych from the florest"

"O Photoshop permite uma infinidade de opções,... é uma porta aberta para a criatividade!"

Com trabalho e domínio dos processos mais cedo ou mais tarde os resultados vão aparecer.

Marco Santos Marques
Lightscapes in Blog

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Lembrei-me de dar aqui um salto e gostei do que li, especialmente deste último artigo que aborda um tema sempre controverso. Partilho a mesma opinião e o resto é conversa :)

    Abraço

    Bento

    ResponderEliminar
  3. Photoshop; amigo ou batoteiro????
    A questao nao se poe se o produto final for de qualidade. Se derem valor a foto e porque deu trabalho a fazer e neste mundo do google a visibilidade da arte pode ter cunha$ sim mas convem ser algo de inovador tb. Acho que se podem fazer excelentes fotos com ou sem photoshop e nao percebendo eu nada de fotos, provavelmente de outras maneiras...

    ResponderEliminar
  4. Boas a todos!
    Obrigado pelos vossos comentários.

    Indigo, o problema a que muitas vezes nem sequer têm capacidade para perceber essa qualidade.

    Acabam por não perceber a relação causa efeito!!

    Cumprimentos

    Marco Santos Marques

    ResponderEliminar
  5. Em boa hora tive conhecimento dos seus trabalhos através de um amigo em comum. Desde já lhe digo que depressa me tornei fã. Na minha modesta opinião, trabalhar desta forma a imagem (ou imagens) no Photoshop nunca é uma batotice, mas sim, uma arte. Que o tente fazer, então, quem achar o contrário. Os meus sinceros parabéns.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Caro Marco,
    antes de mais deixe-me dar-lhe os parabéns pelas excelentes fotos, especialmente as tiradas nesta 'nossa' serra de Sintra e arrabaldes. Eu vivo na zona e também costumo ir para lá fazer uns 'bonecos', se quiser visitar a minha página terei todo o gosto: http://luzesombras.pt.vu/
    Acima de tudo agradeço por me ajudar a perceber que ainda há muito por explorar neste nosso PNSC.

    Quanto ao PS, admito que tenho uma postura mais conservadora, tento sempre que possível mexer o mínimo nas fotos, os típicos unsharp, resize, levels, por vezes camadas com curvas para obter uma maior gama tonal, mas sempre com a intenção de espelhar da melhor forma o que concebi no momento em que tiro a foto. Penso que todas as opções são válidas, excepto o engano, ou seja, alguém anunciar que não faz qualquer tipo de manipulação e na realidade o que ali está é muito mais arte (sim, chamo-lhe arte porque efectivamente o é) digital do que fotografia. Só discordo realmente do engano, de resto creio que tudo é aceitável.

    Muito Obrigado,

    ResponderEliminar