Um pouco por todo o concelho é possível encontrar as geosítios com milhões de anos. Desde a Pedra parideira, um fenómeno geológico extremamente raro. A Pedra Boroa do Junqueiro, situada no planalto da Serra da Freita no meio de uma paisagem completamente idílica. Talvez um dos sítios do país onde é possível visualizar facilmente trilobites de mais de 280 milhões de anos, um verdadeiro paraíso geológico e paisagístico. A grande frecha da Mizarela, uma das maiores quedas de água da Península Ibérica.
"Pedra Boroa do Junqueiro", um dos Geossítios dos Geopark de Arouca.
Merujal
São 17h e uma tarde do fim do mês de Julho e acabei de chegar ao Merujal. Logo à entrada da aldeia, vejo um spot magnífico, paro o carro, apontei o azimute da direcção com mais potencial. Senti que havia qualquer coisa. Após verificar os dados, mais agradado fiquei. Lua quase cheia, a nascer perto da hora do pôr do sol, no local que eu queria! Isto esta a começar bem. Tendo em conta que os fotógrafos encontram sempre algo onde pensam que podem melhorar. O que me atraiu essencialmente foi a linha de no topo da montanha, um recorte lindíssimo.O ocaso do sol seria por volta das 21h, ás 19h30 já lá estava. Teria cerca de 1h para inventariar tudo, o que queria seria possível colocar em primeiro plano. Tentando organizar o caos, de câmara na mão procurando algo que fizesse sentido. Então à beira de um precipício de seis metros, encontrei uma composição, que faz jus ao local. A vegetação muito intensa poderia simplificar um chão caótico, esta parte já é subjectiva. Tudo boas razões para eu estar radiante. Com certeza regressarei mais tarde.
"Eternal coincidence"
Serra da Freita
Talvez dos locais com mais beleza e tranquilidade que visitei em Portugal. Este país quanto mais descubro e me perco mais diverso e bonito o acho. Um pequeno vale, com dois picos de linhas suaves, pouco acentuados. Duas oliveiras um pequeno riacho uma vedação feita em pedra. Idílico. A lua, quase cheia, vai aparecer no sítio certo.
"Meet me under the moon"
(Após esta visita ao concelho os fogos intensos fustigaram dias seguidos o Maciço, que empobrecerá mais uma terra esquecida.) Um local pouco conhecido de beleza única, merece mais do que uma visita.
http://www.geoparquearouca.com/
Marco Santos Marques
Lightscapes in Blog
Sem comentários:
Enviar um comentário